Sejam Bem Vindos

Sejam Bem vindos todos os companheiros que acreditam na Educação assim como eu,que podemos transformar o mundo através da formação de cidadãos autônomos e conscientes de suas ações,e isso só se constrói com reflexão,através da leitura e da afetividade e é isso que o prazer pela leitura proporciona,aproxima as pessoas e as torna especiais.No mundo da imaginação não existe hierarquia,existe apenas a capacidade de se permitir sonhar nesse mundo,não existe adultos ou crianças você é o que se permite ser:fada,príncipe,princesa ou simplesmente um ser humano comum buscando a felicidade. Venha embarcar conosco nessa grande viagem que se chama IMAGINAR.

sábado, 13 de abril de 2013

Crianças Hiperativas na sala de aula


Crianças hiperativas podem apresentar melhoras consideráveis em seu comportamento e desenvolvimento pedagógico se algumas regras forem consideradas. Aí vão as sugestões da psicóloga Mônica Duchesne e do psiquiatra Ênio Roberto de Andrade:
o trabalhe com pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas;
o dê tarefas curtas ou intercaladas, para que elas possam concluí-la antes de se dispersar;
o elogie sempre os resultados;
o use jogos e desafios para motivá-las;
o valorize a rotina, pois ela deixa as crianças mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de novidades no material pedagógico;
o permita que elas compensem os erros: sutilmente, faça-as pedir desculpas quando ofenderem os colegas ou convença-as a arrumar a bagunça em classe;
o repita individualmente todo comando que for dado ao grupo e faça-o de forma breve e usando sentenças fáceis de entender;
o peça a elas que repitam o comando, para ter certeza de que escutaram e compreenderam o que você quer;
o dê uma função oficial às crianças, como a de ajudante do professor; isso pode melhorar o relacionamento delas com os colegas e abrir espaço para que elas se movimentem mais;
o mostre os limites de forma segura e tranqüila, sem entrar em atrito;
o oriente os pais a procurar um psiquiatra, um neurologista ou um psicólogo.
Para seguir os conselhos acima providencie os seguintes materiais e deixe-os sempre ao alcance dos alunos na sala de aula:
Caixa com gibis e caixa com livros de histórias infantis. A criança hiperativa, quando faz uma atividade do começo ao fim, geralmente termina antes dos outros. Nesse caso, deixe que ela leia revistinhas ou livros, como forma de premiação. Mas certifique-se de que o aluno está realmente lendo e não fingindo que lê. Dê a ele atividades de leitura com responsabilidade. Peça, por exemplo, que ele conte para os outros o que leu, o que achou legal na história, qual é o personagem mais engraçado, mais maluco, inteligente, diferente etc. Ou então peça para ele desenhar a história lida, o que vale tanto para gibis como para livros de histórias.
Palavras cruzadas, jogos de trilha, atividades com figuras (jogo dos sete erros, ligue os pontos, encontre a figura escondida). É importante oferecer à criança hiperativa atividades diversificadas que exijam atenção mas que não a desgaste intelectualmente. Assim, ela terá sempre prazer em executá-las. Essas atividades têm também a função de premiar o aluno por ter terminado o trabalho rotineiro com atenção.
Atividades que estimulem as quatro operações: somar, subtrair, multiplicar e dividir, todas com desenhos que contextualizem o assunto
.

peça teatral:A primavera colorida

Peça: A primavera colorida
(Monica Paulucio)
Narrador: Vera era uma menina de 10 anos de idade  que não gostava  nem um pouquinho de lê nem escrever,mas a professora havia pedido uma redação sobre o que era a primavera e como ela faria.Um dia Vera estava brincando no seu quarto quando de repente adormeceu e sonhou que visitava um reino onde uma terrível bruxa havia prendido a princesa Primavera e dominava o reino.Tudo era escuro,até as flores perderam as cores,todas eram parecidas,sem graça e roxas porque era a cor preferida da Bruxa.
Vera:Nossa que lugar mais frio,horrorosso,sem cor chega a dar medo,acho que estou tendo um pesadelo ,alguém me acorde por favor.

(uma voz grita:Socorro Verinha,me ajude,fui presa pela Bruxa e meu reino está nas tuas mãos)

Vera:N as minhas mãos não porque eu já to acordando.(se beliscando e desesperada)ai,só me meto em furada,acho que não tem outro jeito a não ser ajudá La.(a bruxa chega e a menina se esconde)
Bruxa:Ouço vozes e o cheiro é de criança,ai tenho horror a criança,se encontro uma aqui sou bem capaz de transformá La numa flor roxa pra enfeitar o meu jardim,vai ser mais uma prá minha coleção do meu jardim de pestinhas,ai odeio,odeio,odeio...(a bruxa sai  griando e batendo o pé e a menina aparece se tremendo)
Vera:Ai acho que fiz xixi nas calças,logo eu que adoro cheirar as flores agora vou virar uma pra ser cheirada por essa bruxa nariguda,é ruim em,não vou mesmo,mas o que faço  e agora quem poderar me defender.(entra uma abelha gritando)
Abelha:eu
Vera:ai to perdida que danado de pesadelo,tava esperando que entrasse o super homem,ou o Ben 10,ou até o chapolin colorado,mas uma abelhinha pequenininha,ai to frita.
Abelha:Ei garotinha isso é bulling em,pois fique sabendo que eu não sou uma abelha qualquer eu sou uma super abelha.
Vera:Como assim,você tem algum super poder,já sei sai fogo dos seus olhos,você tem uma super força?
Abelha:não é nada disso,mas eu voo tá bom sua boba.
Narrador:Melzinda era o nome da abelha e ela lhe explicou que a bruxa tinha alguns pontos fracos  ela era toda ranzinza e odiava doce,não podia vê doce na sua frente que ela passava mal e não podia vê nada colorido que ela ficava ofuscada pelas cores, por isso é que ela odiava as crianças e que Melzinda sabia de tudo isso porque ela era o bichinho de estimação da princesa Primavera e elas resolveram armar um plano.
Vera: Já sei  vamos colorir esse reino com as cores do amor,é hora da festa começar.
(chega a bruxa voando na vassoura)
Bruxa:Ai ,ai acho que vou tirar um cochilinho pra melhorar meu joanete,toda vez que durmo melhora as minhas verrugas.(e dorme roncando,coçando o bumbum )
Vera:solta o som DJ.
(coreografia da música Primavera da Eliana com as meninas vestidas de flores e os meninos de árvores e passarinhos)
(a bruxa fica olhando e qd termina a música  grita
Bruxa:Ai alguém tira essa música maldita de perto de mim,e essas cores,ai que horror.
Vera:E ainda tem mais um presentinho dona Bruxa.
(e tacam uma torta na cara da bruxa)
Bruxa:Não suas crianças horríveis,odeio doce ieca,desse jeito eu não aguento (e morre)
(a abelhinha e Vera comemoram)
Cantam juntas:ufa.ufa tiramos a vassoura da Bruxa
Princesa Primavera:Muito obrigada minhas amiguinhas,graças a alegria de vocês meu reino está salvo.
Vera:Está salvo graças a receita de torta  de chantilly com mel  que está anotado na caderneta da mamãe e ainda bem que sua abelhinha é bem esperta  .
Princesa Primavera:Verinha você leu,viu como a leitura e  a escrita  são importantes  na nossa vida  ,ainda bem que a sua mãe sabe disso.(dá um beijo em Vera que acorda)
Narrador:Vera despertou do sonho e saiu motivada a escrever a sua redação,e tirou nota dez na escola. A redação dizia
Primavera colorida
Primavera é a estação da alegria,das cores,das flores.Primavera é acabar com a bruxa do mal humor que existe em cada um de nós.Primavera é saborear um doce,ouvir uma música de amor e fazer festa,é tirar a vassoura da bruxa mesmo quando ela insiste  em puxar nosso pé,Primavera  é se permitir sonhar,Primavera é cantar e dançar com os amigos,mesmo quando esses amigos não sabem dançar direito.Primavera é viajar na leitura e eu como tenho muitas primaveras pela frente termino essa redação por aqui porque preciso terminar de escrever meu caderninho de versos porque nunca se sabe a estação que vem pela frente ne ssa vida quando o inverno chegar quero ter novas armas pra enfrentar minhas novas bruxas.
                                                              

Personagens:

6 flores roxas-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Narrador:------------------------------
Vera:-------------------------------------
Abelha Melzinda------------------------
Princesa primavera-------------------------------------------
10 criAnças para a coreografia------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bruxa------------------------------------------------------------------------------