Sejam Bem Vindos

Sejam Bem vindos todos os companheiros que acreditam na Educação assim como eu,que podemos transformar o mundo através da formação de cidadãos autônomos e conscientes de suas ações,e isso só se constrói com reflexão,através da leitura e da afetividade e é isso que o prazer pela leitura proporciona,aproxima as pessoas e as torna especiais.No mundo da imaginação não existe hierarquia,existe apenas a capacidade de se permitir sonhar nesse mundo,não existe adultos ou crianças você é o que se permite ser:fada,príncipe,princesa ou simplesmente um ser humano comum buscando a felicidade. Venha embarcar conosco nessa grande viagem que se chama IMAGINAR.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

continuação do alfabeto em máscara







alfabeto em máscara

Ao apresentar cada letrinha para a turma você pode está usando uma máscara,onde os próprios alunos a façam,ou utilizar o molde numa pecinha feita em sala de aula.


PEÇA ADAPTADA DO LIVRO:"A BONEQUINHA PRETA" DE ALAÍDE LISBOA

A BONEQUINHA PRETA

Narrador: Mariazinha  tem uma boneca.
A boneca de Mariazinha é preta como carvão.
A boneca de Mariazinha é muito bonita!
Ela tem duas trancinhas, tem a boca vermelha, vermelha e os olhos bem redondos.
Mariazinha gosta  tanto da Bonequinha Preta!
Mariazinha tem muito cuidado com a Bonequinha Preta.
Mariazinha dá banho na Bonequinha Preta e faz a comidinha da Bonequinha Preta.
Mariazinha costura os vestidinhos da Bonequinha Preta.
A bonequinha dorme na cama de Mariazinha.
Ela dorme cedinho... e acorda cedinho também.
De manhã, Mariazinha pergunta à Bonequinha Preta:
 Mariazinha:Bonequinha Preta, você gosta muito de mim?”:
 Bonequinha preta:”Gosto muito de você, Mariazinha.”

 Bonequinha preta:“E você,   Mariazinha, também gosta muito da Bonequinha Preta?
 Mariazinha:“Gosto muito de você, minha Bonequinha Preta.”
 Narrador: A bonequinha preta é muito levadinha e um dia ia pulando a janela pra ver um gatinho qd sua mãe Mariazinha a pegou no fragrante.

Mariazinha:Bonequinha preta o que vc está fazendo,não pode,não pode,vc pode se machucar,senta aqui e vamos ver TV comigo.

Bonequinha:Mamãe ,mamãe,tenho um sonho quero ser bailarina,se a Barbie pode eu posso tbém.

Mariazinha:ah essa bonequinha preta é fogo,olha Bonequinha ta passando um programa que fala de uma grande bailarina negra----------------------- como você,que coincidência.

Bonequinha: Oba,oba,adorooooo,vamos assistir e tem um montão de criança linda dançando igual a mim.

(apresentação do balé)

Bonequinha:Nossa Mariazinha eu posso ser uma bailarina(imita uma bailarina e cai e Mariazinha a levanta a senta no seu colo e lhe diz)

Mariazinha:Claro só precisa treinar e estudar bastante.

Bonequinha:Mariazinha muda pro canal de música.

Mariazinha:Sabe Bonequinha tem várias personalidades negras que fazem história na música como:Milton Nascimento,Michael Jackson, Grupo Olodum,Seu Jorge e muitas outras,olha outra coincidência agora ta passando várias música vamos assistir.

(apresentação do Olodum com a música olhos coloridos pelo horário integral e a tarde a do brasileirinho e logo após do Michael Jackson e em seguida Mina do condomínio.)

Bonequinha:sabe Mariazinha eu sou uma boneca moderna e sou atéMC,olha o rap que eu fiz: O que eu quero é ser feliz tomar banho de chuva e me molhar no chafariz e poder me orgulhar que sou feita de pano e não posso me molhar. Gostou ?

Mariazinha: Ai Bonequinha preta ficou bom não NE,mas não desista de sonhar,tem várias personalidades negras que se permitiram sonhar ,que nasceram pobres e que tinham td pra desistir de seu sonho,mas não desistiram e que hj fazem sucesso como................................................................................. .

Bonequinha:Fiz até uma improvisação no hip hop, olha vou cantar:ei vc aí preste muita atenção a bonequinha preta não é brincadeira não.
Ela canta ,ela dança,ela extravassa,ela é incomum,roda,gira,gira ,roda até cair de bumbum.(aí cai de novo)

Mariazinha:Chega Bonequinha senta aqui,vc ta muito agitada vou te dar um remedinho( Da um beijinho no rosto da bonequinha e ela se acalma)

Bonequinha:Já acalmei mamãe.  Olha na TV tem um grupo apresentando capoeira que eu gosto tanto,tanto.E como a capoeira se popularizou no Brasil. Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. 


Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.vamos assistir. Viu mãezinha como eu sou uma bonequinha esperta e antenada.


Mariazinha:Minha bonequinha precisamos ter orgulho da nossa cultura que foi grande parte influenciada pela cultura afro descendente: a comida baiana e mineira é muito apreciada é herança africana,a música,os ritmos como o samba,o rap o hip hopetc


Mariazinha:Pois é, Tivemos muitas personalidades negras que tiveram dificuldades sim,mas que acreditaram que lutaram e que fizeram do Brasil um lugar mais agradável de se viver Daiane dos Santos,Heloísa Helena e outros brasileiros que merecem ser lembradosnão só no Brasil como no mundo todo quem não se lembra de Nelson Mandela,de Barack Obama ,sabe mamãe Mariazinha,será que a minha criadora   Alaíde Lisboa tinha idéia que eu uma bonequinha preta tbém viraria celebridade,eu já sou um sonho realizado na vida realizado na vida dela.

Mariazinha:Assim como eu tbém Mariazinha.Isso prova que tds podemos sonhar com um Brasil melhor e que hj estamos plantando sementes que colheremos daqui a 20,30 anos com os nossos herdeiros,nossas crianças.Queremos poder olhar no jornal e encontrar várias personalidades na música,no teatro,na política escrevendo uma nova história,uma história bonita que faça desse Brasilzão um pais alegre e melhor de se viver.
(Apresentação da sala de leitura:Música Herdeiros do futuro)

Narrador:Mariazinha e a Bonequinha  ficaram horas imaginando como seria um Brasil melhor e tendo esperança de que no futuro as coisas iriam melhorar,até que Mariazinha adormeceu com a Bonequinha  no seu colo e juntas sonhariam com esse Brasil utópico e pra nós fica a seguinte frase:Quem se vence a si mesmo é um herói maior do que quem enfrenta mil batalhas contra muitos milhares de inimigos. Pense nisso.


FOTO DA APRESENTAÇÃO DA PECINHA
















IDÉIA PARA UM JOGRAL

Jogral :”somos os herdeiros do futuro

(Entra uma criança vestida de lápis e diz)

Lápis1: Nós somos da turma----- e sonhamos que um dia poderemos escrever uma nova história.

(Entra uma outra criança vestida de lápis e diz)

Lápis 2:Pra isso acontecer já sonhamos hoje no presente o que queremos ser no futuro.

(Cada criança vai falar o que quer ser qd crescer)

Lápis3 (Professora da turma):No futuro sonhamos que essas manchetes serão lidas nos jornais acreditando que nossas crianças de hoje que são herdeiras do futuro possam torna se grandes personagens da nossa história.( a  professora lêrá cd manchete em voz alta que estará num coração pendurado no pescoço de 10 alunos  e enquanto isso cada criança que for lida a sua manchete vai se organizando no formato de um coração gigante  que estará desenhado no centro de giz  e no meio estarão as meninas da coreografia abaixadas) E com vcs nossos herdeiros do futuro.

(apres da coreofrafia herdeiros do futuro)

Lápis 3(professora): Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento,para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. QUE a escola,ela mesma seja um fragmento do futuro.              Rubens Alves


FOTO DA APRESENTAÇÃO DESSE JOGRAL


















O refrão da música fala:Vamos ter que cuidar bem desse país (2 vezes)