Sejam Bem Vindos

Sejam Bem vindos todos os companheiros que acreditam na Educação assim como eu,que podemos transformar o mundo através da formação de cidadãos autônomos e conscientes de suas ações,e isso só se constrói com reflexão,através da leitura e da afetividade e é isso que o prazer pela leitura proporciona,aproxima as pessoas e as torna especiais.No mundo da imaginação não existe hierarquia,existe apenas a capacidade de se permitir sonhar nesse mundo,não existe adultos ou crianças você é o que se permite ser:fada,príncipe,princesa ou simplesmente um ser humano comum buscando a felicidade. Venha embarcar conosco nessa grande viagem que se chama IMAGINAR.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Sugestões de atividades de incentivo à leitura



Muitas vezes, nós temos dúvidas em relação à que atividades desenvolver para estimular os pequenos leitores. Para isso, a professora Rejane Jorge elaborou este "cardápio" de atividades que acreditamos serem úteis no trabalho em sala de aula, e por que não dizer no Clube de Leitura? Fiquem à vontade para adaptá-las à realidade dos seus pequenos, só pedimos que seja citada a fonte. Boa degustação!

CARDÁPIO DE LEITURA

Dinamizadora: Rejane Jorge

RODA DA LEITURA
Todos os alunos, sentados em forma de círculo, para a realização da leitura do dia;

VENDER O LIVRO
Todos os alunos, após a leitura do livro, um por vez, farão a apresentação do livro lido. Deverão, no seu momento, convencer aos demais que o livro é bom;

DRAMATIZAÇÃO DO LIVRO
O professor deverá sugerir 03 (três livros para os alunos escolherem. Após, realizará a leitura e o desenvolvimento teatral do texto, envolvendo-os na história e na dramatização;

PROPAGANDA DO LIVRO
O aluno fará o papel do autor para promover a propaganda do livro, porém, não poderá contar o final do mesmo;

CAIXINHA DE LEITURA
O professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros, colocando-os em uma “caixa”. No momento reservado à leitura, cada aluno retirará da caixinha-surpresa o que deverá ler no dia;

PALANQUINHO
Ao término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que parte do livro gostou mais. Ele torna-se o centro das atenções;

CONTADOR DE HISTÓRIA
No momento integração do “curtindo as leituras”, o zelador, o pai, a coordenadora e outros mais, serão convidados para contar uma história;

ALÔ LEITURA
O professor dividirá a turma em grupos de 2 a dois (dois a dois), que simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e o que mais lhe chamou a atenção ao tê-lo;

PAINEL DE LEITURA
Cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai para o painel, destacando a leitura realizada no dia;

SELF-SERVICE
O professor enfeita uma cadeira para colocá-la em frente aos demais alunos e assim, o alunos escolhido, falará sobre o livro lido;

GIRA-GIRA DO LIVRO
Cada aluno lerá uma página do livro, e ao final, todos terão participado;

MÚSICA NA LEITURA
“Curtindo as leituras” é o momento onde o professor escolherá uma música para trabalhar; a letra, a melodia e a interpretação... é um instante descontraído e diferente;

FEIRA DO LIVRO
O professor promoverá na escola, uma feira de exposição de livros lidos pelos seus alunos. Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam apreciar as apresentações dos livros. Cada aluno apresentará 03 (três livros na exposição;

TROCA-TROCA NA LEITURA
Após a realização da leitura diária, o professor fará a divisão da turma em grupos de 02 (dois a dois) ou 03 (três a três), para que, troquem experiências sobre os livros lidos – cada um no grupo fala do livro que leu;

TEATRO NA LEITURA
Lido o livro escolhido, o aluno apresentará o conteúdo da história através de teatro – de vara, fantoches, dobraduras e outros;

RECONTANDO A HISTÓRIA
Momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma fenda, “causo” ou fato real;

TEXTOTECA
É quando o professor colocará à disposição dos alunos, textos diversos para leitura;

REPÓRTER DA LEITURA
O professor escolherá um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão ser direcionadas para o questionamento pelo entrevistado;

PERSONAGEM DA HISTÓRIA
Realizada a leitura do dia, o aluno deverá comentar os personagens que mais se destacaram na história em questão;

CADERNO DE LEITURA
O professor sorteia um aluno para trazer um texto que será lido naquele dia;

BIBLIOTECA
O professor deverá escolher um dia para levar os alunos para a biblioteca;

MURAL DE TEXTOS
O professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos variados, que deverão ficar afixados em mural para que os alunos leiam;

RECEITA CULINÁRIA
Você traz vários livros de culinária, pede para escolher sua receita predileta, escrevê-la no caderno e interpretá-la, começando por: qual é o título do texto? Se for possível, faça o dia da culinária, execute com a turma uma receita;

CINEMA
Levá-los a conhecer o cinema da cidade e dar-lhes a oportunidade de assistir um filme para depois debatê-lo;

CORREIO NA ESCOLA
Nos livros de Magda Soares, há todos os procedimentos de uma carta. Depois de desenvolver esse processo da criação de uma carta com os alunos, peça-lhes que enviem pelo correio.

Projeto pára e lê da E.M.Orestes Bernardo Cabral

Objetivos:
*Desenvolver a auto estima tanto do professor quanto a do aluno;
*Incentivar a leitura como uma prática rotineira e prazerosa;
*Formar professores leitores e pesquisadores;
*Desenvolver algumas inteligências múltiplas relacionadas a arte e a leitura e a escrita;
*Desenvolver a oralidade do aluno;


Como funciona?
Toda quarta- feira o professor pára 30 minutos da sua aula para desenvolver uma atividade diferenciada relacionada a leitura com toda a turma ou uma contação de história,ou um jogral,ou uma dramatização,etc. O professor PRECISA RELATAR em plano de aula essa atividade e quinzenalmente uma determinada turma escolhe a atividade preferida feita por eles em sala de aula para apresentar para toda a escola, com o auxílio da professora de sala de leitura ,que auxilia orientando o professor regente em parceria com a orientação pedagógica da escola que monta um cronograma desde o início do ano das apresentações de cada turma.
É um projeto magnífico onde você vê vários frutos não só na formação de leitores por parte dos alunos,mas também por parte do professor que se envolve de uma tal forma que emociona quem assiste.O nome do projeto é bem sugestivo porque sugere uma parada pra leitura que acontece de uma forma tão divertida que tem professor que adotou a prática diariamente em suas aulas.


Fotos do projeto no ano de 2011 de algumas turmas


apresentação da turma 202:Música Cuidado com a cuca que a cuca te pega e dramatização 




Apresentação da turma 203 cantiga de roda dramatizada:Ocravo brigou com a rosa


Apresentação da turma 101 jogral e coreografia da música:Herdeiros do Futuro de Toquinho