Sejam Bem Vindos

Sejam Bem vindos todos os companheiros que acreditam na Educação assim como eu,que podemos transformar o mundo através da formação de cidadãos autônomos e conscientes de suas ações,e isso só se constrói com reflexão,através da leitura e da afetividade e é isso que o prazer pela leitura proporciona,aproxima as pessoas e as torna especiais.No mundo da imaginação não existe hierarquia,existe apenas a capacidade de se permitir sonhar nesse mundo,não existe adultos ou crianças você é o que se permite ser:fada,príncipe,princesa ou simplesmente um ser humano comum buscando a felicidade. Venha embarcar conosco nessa grande viagem que se chama IMAGINAR.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Idéias de peças para trabalhar de março a abril

março



Dramatização - peça de teatro para Dia do Circo






Mariazinha – Pedrinho! Pedrinho! O circo vai chegar na cidade!

Pedrinho – Eu não gosto de circo, é muito chato!

Mariazinha – Você já foi no circo por acaso?

Pedrinho – Não, nunca. Mas não gosto e pronto.

Mariazinha – Você não sabe o que está perdendo. O circo é muito legal. Tem bailarina, foca, leão.

Pedrinho – Eu já vi um monte de bicho no zoológico.



Pedrinho – Bobeira isso!

Mariazinha – Olhe! É o circo!



Entra alguém anunciando o circo e as crianças observam.


“O circo está chegando na cidade! Venham todos! Grande espetáculo esta noite. Venham se divertir.”



Mariazinha – Oba! Vou para casa me arrumar para ir ao circo. Você vai perder o espetáculo. Tchau!

Pedrinho – (Fala para o público) Mas o que será que tem esse tal de circo? Deve ser muito chato. Mas... e se eu desse só uma olhadinha? É isso mesmo! (entusiasmado) Eu vou espiar para ver o que tem lá.



(Pedrinho sai de cena e em seguida entra novamente, já chegando ao circo).

Pedrinho – Nossa, como aqui é grande, diferente. Então esse é o tal do circo. Opa! Estou ouvindo um barulho, vou me esconder.



(Entra a bailarina, toca uma música e ela dança. Após a música, o menino se aproxima).



Pedrinho – Quem é você?

Bailarina – Sou a bailarina. Eu danço para alegrar as crianças.

Pedrinho – Puxa, parece legal. Como faz?

Bailarina – É assim, experimenta.

(Ela faz alguns passos e o menino imita, meio desajeitado).



Pedrinho – Ah, eu não sei fazer isso não. Prefiro jogar futebol.

Bailarina – Agora preciso ir, tenho que ensaiar. Até mais tarde.

Pedrinho – Adeus, linda bailarina. Ei, estou ouvindo um barulho, parece ser...um urso! (se esconde).



(Entra o urso, toca a música, ele dança e é observado pelo Pedrinho)

.

Pedrinho – Tenho medo.

Urso – Ora, ora, não faço mal a ninguém. Sou adestrado.

Pedrinho – Adestrado? O que é isso?

Urso – Sou um urso ensinado (gabando-se). Faço truques, sabe?

Pedrinho – Que legal! Me ensina?

Urso – Claro! Amanhã estou de folga, apareça aqui no circo.

Pedrinho – Ta bom, vou vir mesmo.

Urso – Ih, ouviu isso? É o meu treinador me chamando. (Fala como se estivesse respondendo). Já estou indo, já estou indo.

Pedrinho – Gente, vou aprender alguns truques. Que maravilha!

Até que o circo não é tão ruim assim. Mas o que é aquilo que vem ali? Uma foca! (Se esconde).

(Entra a foca, toca a música)


Pedrinho – Oi foquinha.

Foca – Oi garoto. Qual é o seu nome?

Pedrinho – Pedrinho.

Foca – E você está visitando o circo?

Pedrinho – É, vim dar só uma espiadinha, dizem que é legal.

Foca – Aqui é muito legal! As crianças adoram.

Pedrinho – Acho que estou gostando também.

Foca – Mas você já viu o espetáculo?

Pedrinho – Ainda não. Nunca fui ao circo.

Foca – Então venha essa noite. Vai conhecer o homem que cospe fogo, a mulher barbada, os tigres adestrados, o mágico e muito mais.

Pedrinho – Estou achando demais! Vou vir sim.

Foca – Hum, está me dando uma fominha. Vou comer alguma sardinhas.

Pedrinho
– Tchau, foquinha. Adorei te conhecer. Nossa, fiquei cansado, tem tanta coisa diferente nesse circo. Vou descansar um pouco aqui.



( Enquanto ele dorme, entra a pulga que fica mexendo no menino. Ele se coça enquanto dorme. Alternar, pulando pelo palco e mexendo no Pedrinho).



Pedrinho – Que coceira. Até parece que estou com... (avista a pulga) pulga!!!

Pulga – Calma, menino. Deixa eu te fazer coçar.

Pedrinho – Sai pra lá! Eu tomo banho.

Pulga – Só um pouquinho, vai. Uma coceirinha na perna.

Pedrinho – Que circo mais sujo. Está cheio de pulgas. Ninguém limpa isso aqui não?

Pulga – Há, há, há, há! Eu trabalho no circo, seu bobinho.

Pedrinho – Uma pulga trabalhando no circo? Ah, conta outra!



Pedrinho – Não!

Pulga
– Pois as pulgas são pequeninas, mas também fazem o seu show. Aquilo passando ali não é um cachorro? Tenho que ir.

Pedrinho – Espere! Espere! Me conta mais sobre esse circo de pulgas. (Pulga sai)

(Falando para a platéia) Gente, a Mariazinha tinha razão, o circo é bem legal. Vou querer assistir a todos os espetáculos. (Entra o macaco, o cutuca e se esconde. Pedrinho olha e não vê nada, continua falando sobre as belezas do circo e o macaco repete mais duas vezes até que o menino o vê)


Pedrinho – E você, quem é?

Macaco – Sou o macaco Simão.

(Música “Macaco Simão” cd do Hamilton Catete)



Pedrinho – Sabe, macaco Simão, eu não gostava do circo, achava chato. Agora que conheci, achei fascinante.

Macaco – O circo é o espetáculo mais bonito do planeta. E vem alegrando crianças há muito tempo.

Pedrinho – É tudo alegre, colorido, bonito.

Macaco – Toda criança deve ir ao circo.

Pedrinho – Bem, eu conheci a bailarina, o urso, a foca, a pulga e agora, você macaquinho. Vou para casa me arrumar porque quero assistir todos os espetáculos. Os trapezistas, malabaristas, palhaços, o mágico... Deve ser maravilhoso.

Macaco – Tudo bem, mas já que você descobriu que o circo é muito divertido, vou chamar os meus amigos, porque agora o artista é VOCÊ!



(Entram todos os personagens e toca a música Lindo balão azul)



   

ABRIL

Atividades para o Dia do Livro Infantil




















PARÓDIAS !!! SOBRE MONTEIRO LOBATO E O DIA DO LIVRO!!!!!

Paródia: Sitio do Pica-pau amarelo (cantar no ritmo da música de abertura do sítio do pica pau amarelo)
( GILBERTO GIL)
CHEGARAM LIVROS NA ESCOLA
SÃO LIVRINHOS DE HISTORIA
HISTORINHA MUITO BELA
APAIXONEI -ME POR ELAS
APAIXONEI - ME POR ELAS
A PROFESSORA ME INDICOU
E UM LIVRO ME EMPOLGOU
DE UMA TURMA MUITO ESPERTA
AVENTURAS DE UMA BONECA
AVENTURAS DE UMA BONECA
PARA O SITIO ME MUDEI
AVENTURAS ENCONTREI
ESTOU CONHECENDO
UM MUNDO MAGICO
VIVA MONTEIRO LOBATO !
VIVA MONTEIRO LOBATO !




ESTAS PARODIAS SÃO DA PROFESSORA FATIMA ( ESCOLA MUNICIPAL SÃO LOURENÇO )

( Pirulito )

LIVRINHO QUE FALA , FALA
LIVRINHO QUE JA ME ENSINOU
POIS FOI ATRAVES DELE
QUE MEU MUNDO MELHOROU



( Indiozinhos)


1,2,3 LIVRINHOS
4,5,6 LIVRINHOS
7,8,9 LIVRINHOS
DEZ DENTRO DE UM MALOTE
IAM VIAJANDO PELO UNIVERSO
QUANDO UMA ESTRELA APARECEU
E DENTRO DO MALOTE
MUITOS LIVROS ELA CONHECEU.


(Ciranda ,Cirandinha)

CRIANÇA, CRIANCINHA
ATENÇÃO AO QUE EU VOU FALAR
 É O DIA DO LIVRO
E EU QUERO TE LEMBRAR
QUE O LIVRO É NOSSO AMIGO
CUIDE DELE COM CARINHO
ASSIM ELE TE AGRADECE
E FICA BEM BONITINHO




Dramatizar a história com os alunos caracterizados como personagens do sítio do pica pau amarelo e como Monteiro Lobato

HISTÓRIA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO


Era uma vez, numa pequenina cidade chamada Taubaté, em São Paulo, nascia no dia 18 de Abril, um menino que seria muito inteligente.
Seus pais, lhe deram o nome de José Bento Monteiro Lobato, que mais tarde ficaria conhecido por Monteiro Lobato, o maior escritor de histórias do Brasil.
Seus livros eram mágicos e encantavam todas as crianças. O livro mais famoso e maravilhoso, ele batizou de “Sítio do Picapau Amarelo”.
Moravam nesse sítio várias pessoas: Dona Benta, a dona do sítio e avó de dois netinhos – Pedrinho e Narizinho.
Pedrinho era um menino da cidade que gostava de passar as férias no sítio da vovó. Narizinho morava com sua avó no sítio. Seu nome era Lúcia, mas por causa de seu narizinho arrebitado, ficou assim conhecida.
Viviam nesse sítio também, uma negra chamada Tia Nastácia, que alegrava as tardes de Narizinho e Pedrinho com seus deliciosos bolinhos de chuva e outros quitutes. Mas ela não era só boa cozinheira. Também costurava lindas bonecas para Narizinho.
A boneca mais especial que ela fez foi uma boneca de pano com olhos de retrós pretos que ela chamou de Emília.
Emília era uma boneca de pano muda; até que um dia, o Doutor Caramujo a fez engolir a pílula falante e Emília se tornou uma boneca que fala.
Pedrinho sempre aprontava das suas, numa tarde ele resolveu fazer um boneco feito de sabugo de milho, que ficou conhecido por Visconde de Sabugosa.
Esse sítio era mágico viviam lá o porco Rabicó, um Saci muito danado e a Cuca, uma bruxa que assustava a todos que lá moravam, mas não para por aí...
Tinha também um bicho enorme, um rinoceronte muito simpático e inteligente e que por ser muito doce e querido foi batizado pela Emília de Quindim.
Todas as pessoas que viviam no Sítio tinham fortes emoções, magias, aventuras e que vocês, a partir de hoje, também irão conhecer e se apaixonar...

APRESENTAÇÃO TEATRAL DO PROJETO MONTEIRO LOBATO                         



APRESENTAÇÃO: Alunos vestidos como os personagens do sítio, darão início ao projeto Monteiro Lobato.


NARRADOR: Estamos aqui reunidos para comemorar a data de aniversário de alguém muito especial, um brasileiro famoso, autor de muitas histórias. O seu nome é MONTEIRO LOBATO. Em homenagem a ele, hoje dia 18 de Abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro.
(ENTRA MONTEIRO LOBATO E SENTA-SE)

NARRADOR : Biografia de Monteiro Lobato. (FOTO DO ESCRITOR)

    O homem de sobrancelhas grossas aí do desenho é Monteiro Lobato, um dos escritores mais importantes do Brasil.
    Seu nome era JOSÉ RENATO, mas ele teve a idéia de usar BENTO e virou JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO. Dizem que fez isso só para usar a bengala de seu pai, com as iniciais JBML gravadas.
    Monteiro Lobato nasceu e cresceu em uma fazenda em Taubaté, no interior de São Paulo.
    Ele adorava desenhar e queria ser pintor, mas seu avô fez com que estudasse para ser advogado. Na faculdade, começou a escrever e não parou nunca mais.
Escreveu para adultos e crianças. A turma do Sítio aparece pela primeira vez no livro Narizinho Arrebitado. Depois vieram muitos outros títulos importantes, como O Picapau Amarelo, O Poço do Visconde e Reinações de Narizinho.
    Monteiro Lobato se envolveu em muitas polêmicas e dizem que a boneca Emília, que fala tudo o que pensa, mostra a personalidade do escritor. No final da vida Lobato decidiu escrever apenas para crianças.

Música Tema do Sítio

MONTEIRO LOBATO: Muito Prazer! Eu sou um escritor que adora contar histórias para crianças. Vocês já ouviram falar num lugar chamado Sítio do Picapau Amarelo?

(Crianças respondem): Sim!


MONTEIRO LOBATO: Pois é, fui eu quem inventou. Imaginem que legal, passar férias em um sítio, junto com uma turma muito animada, vivendo aventuras em vários mundos diferentes? Ao entrar no Sítio do Picapau Amarelo, vocês vão encontrar amigos como Narizinho, Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa, que estão sempre aprontando. Quando querem sair de alguma confusão, eles usam o Faz-de-conta e o Pó de Pirlimpimpim.
O Sítio é um local agitado, cheio de aventuras fantásticas, onde vocês encontrarão rinocerontes simpáticos, burros falantes e seres mágicos como o Saci, a Mula-sem-cabeça, a Cuca e todos os personagens dos contos de fadas. É o lugar que todo mundo gostaria de viver.
Vou apresentar para vocês os meus amiguinhos:
NARIZINHO Sou Lúcia, mas todos me chamam de Narizinho, moro com a vovó Benta e a tia Nastácia no sítio do Picapau Amarelo. Eu tenho uma boneca incrível que fala e que se chama Emília e também um primo – Pedrinho, que mora na cidade e passa as férias conosco. Eu adoro jabuticabas, brincar no ribeirão e passear com a Emília, é claro!



PEDRINHOSou neto de Dona Benta e moro na cidade. Todas as minhas férias,fico no sítio da vovó, vivendo grandes aventuras com a Narizinho e a turma. Quando estou no sítio, vivo pescando e inventando mil aventuras.


VISCONDESou o Visconde de Sabugosa. Eu fui feito de sabugo de milho pelo Pedrinho. Aprendi tudo o que sei nos livros de Dona Benta e por isso, me chamam de sábio, mas na verdade, aprendo muito com o Pedrinho, Narizinho e Emília, nas aventuras que acontecem no sítio.

 RABICÓSou o Rabicó. Um porco comum, que a Narizinho resolveu dizer que era Marquês, só para me casar com a Emília. O que eu mais gosto é comer. Como o dia inteiro. E ainda fico querendo mais.


TIA NASTÁCIAEu sou tia Nastácia. Adoro cozinhar. As crianças gostam muito de minha comida, principalmente dos meus bolinhos de chuva.  Ai, eu morro de medo, quando inventam umas aventuras malucas aqui no sítio. Um dia até, a boneca de pano que fiz – começou a falar. Ai, cruz–credo!


DONA BENTASou a Dona Benta. A dona do sítio do Picapau Amarelo. Só porque vivo lendo livros, meus netos acham que sou sabida demais. Às vezes tenho que ficar brava com eles por causa das travessuras. Mas logo depois, adoro participar também. Acho que sou a vovó mais feliz do mundo!


EMÍLIAEu sou a Emília. Sou a personagem mais divertida, sem mim nada teria graça, pois eu sou a alma do sítio.  Eu fui feita pela tia Nastácia com retalhos de pano e recheio de uma erva chamada macela, que é o outro nome da camomila. No começo, eu não falava, vivia muda por aí. Mas tomei umas pílulas mágicas e não parei mais de tagarelar. Sou alegre e espevitada e invento mil maluquices. Ah, já ia esquecendo, sempre digo tudo o que penso.


CUCA Eu sou uma bruxa poderosa – a Cuca. Vivo numa gruta misteriosa, perto do sítio do Picapau Amarelo. Detesto crianças. Há, há, há... É bom ter cuidado comigo.


SACI – Eu sou o Saci. Vivo nas matas e florestas e adoro fazer travessuras. Sou um moleque de uma perna só. Fico invisível quando bem entender, fumo cachimbo, sou esperto e ligeiro. Mas tenho um segredo, a minha carapuça, não deixo ninguém tirar. Sem ela, perco os meus poderes e quem pega-lá, ganha um desejo que devo realizar.

JUNTOS – Somos a turma do Sítio do Pica pau Amarelo. Vivaaaaaaa











Nenhum comentário:

Postar um comentário